Se a legislação fosse cumprida, tragédias poderiam ser evitadas. Para pilotar um jet ski é preciso habilitação específica e menores de idade não podem assumir o comando do veículo.
A partir de julho, vai ser preciso fazer um curso, com aulas práticas, antes de tirar a carteira. A Capitania dos Portos afirma que aumentou a fiscalização.
Flagrantes foram feitos na tarde de quinta-feira em praias do Rio de Janeiro. Jovens aparentando ter menos de 18 anos fazem manobras bem perto de outras embarcações. Um dos rapazes é puxado em uma prancha de surf. No sentido oposto, outro jet ski passa bem próximo.
O uso irresponsável do jet ski foi denunciado no mês passado em uma reportagem do Fantástico. De norte a sul do país, embarcações fazem manobras no meio dos banhistas e com pilotos bebendo. As embarcações andam em alta velocidade bem perto da areia, e tudo isso com jet skis cada dia mais potentes. Os mais modernos alcançam mais de 100 quilômetros por hora.
Só neste início do ano, acidentes com jet ski fizeram vítimas em vários estados. Além do caso da menina de 3 anos que morreu em Bertioga, São Paulo, na cidade de Campo Maior, no Piauí, um rapaz de 19 anos teve traumatismo craniano depois de cair do jet ski que fez uma manobra brusca. Julio Gomes estava sem colete salva-vidas. O mesmo aconteceu com o estudante Paulo de Andrade em Pitimbu, litoral da Paraíba. Ele morreu no último domingo depois de cair e bater a cabeça no jet ski.
Um vendedor de uma loja de jet ski mostra os itens de segurança obrigatórios, mas nem sempre utilizados: colete salva-vidas e a chave que precisa ficar presa ao pulso do piloto para desligar o motor em caso de queda.
“Se você cair, a corda da chave vai esticar e soltar, e o jet ski desliga”, afirma o vendedor.
Do jet ski de alta performance ao mais simples, não importa: ao contrário do que a maioria pensa, é preciso habilitação especial para pilotar um jet ski, que é concedida pela Marinha. Para conseguir a carteira de motonauta, é preciso fazer uma prova na Capitania dos Portos, que tem entre os itens a segurança do mar. Só os maiores de 18 anos podem tirar a habilitação.
“O crime é equivalente a dirigir um automóvel. Quando é flagrado um menor dirigindo um jet-ski ele é apreendido e levado aos pais. Dependendo da gravidade da situação, o caso é levado à Capitania dos Portos”, explica Walter Bombarda, comandante da Capitania dos Portos.
Agora a Capitania dos Portos decidiu também que a partir de 1º de julho, além da prova, os candidatos terão de fazer um curso de quatro horas. O capitão dos Portos do Rio de Janeiro diz que as blitz foram intensificadas. Nos últimos dias, foram apreendidos oito jet skis que estavam sendo pilotados por pessoas sem habilitação ou não tinham documentação.
Um dono de jet ski confirma que a fiscalização aumentou no Rio de Janeiro. “Depois que passou aquela reportagem no Fantástico, toda hora tem fiscalização. Hoje não virem, mas nessa hora, no carnaval, vieram todos os dias”, contou.
Todo jet ski tem de ser registrado na Capitania dos Portos, como qualquer outra embarcação. O comandante Walter Bombarda explica que o maior problema é o aluguel clandestino.
“Reconhecendo que a Marinha não tem competência legal de fazer essa fiscalização, acredito que o pdoer público brasileiro poderia contribuir nesse sentido”, alerta Walter Bombarda, comandante da Capitania dos Portos.