Adicional de Risco
Para ter acesso ao livro Adicional de Risco você deverá clicar aqui. OS TERMINAIS DE CONTÊINERES Não há dúvidas de que o contêiner é atualmente a majestade da logística mundial. A ABRATEC é a entidade que representa terminais especializados, operados por empresas privadas, responsáveis pela movimentação de 98% (noventa e oito por cento) dos contêineres que transitam nos portos brasileiros. Suas empresas afiliadas, desde o início da privatização dos serviços portuários, já investiram em seus terminais de contêineres US$ 1,5 bilhão (hum bilhão e quinhentos milhões de dólares) em obras civis (construção e ampliação de berço de atracação e de pátio), na aquisição de modernos equipamentos, em tecnologia de informação para controles adequados e na especialização de mão de obra. No ano de 2009 serão investidos mais US$ 200 milhões (duzentos milhões de dólares) para continuar a inserção do Brasil no mercado mundial de movimentação de contêineres. Também merece registro a abertura de capital de empresas operadoras de terminais, afiliadas à ABRATEC, resultando na captação de recursos no valor deR$ 2,5 bilhões (dois bilhões e quinhentos milhões de reais) – na sua maior parte provenientes do exterior – que estão sendo aplicados na continuação da expansão da movimentação de contêineres nos terminais em benefício da atividade portuária e do comércio exterior brasileiro. Como não poderia deixar de ser, o resultado tem sido a movimentação crescente de contêineres nos portos brasileiros, tendo o país atingido 4.518.834 (quatro milhões, quinhentos e dezoito mil, oitocentos e trinta e quatro) unidades em 2008. Os terminais de contêineres não produzem bons resultados apenas para os agentes econômicos da cadeia logística nacional. Existem outros beneficiários, principalmente, no que se refere aos efeitos sociais, já que os terminais de contêineres geram atualmente 8.100 (oito mil e cem) empregos diretos, além de proporcionarem a oportunidade de trabalho a expressivo contingente de trabalhadores avulsos. Nesse contexto, a ABRATEC, por meio do seu Grupo Jurídico, elaborou o presente trabalho para oferecer subsídios, que envolvem o tema adicional de risco. Com essa iniciativa, a ABRATEC espera enriquecer a discussão, considerando as particularidades do trabalho e do direito portuário brasileiro. |