Comunidade Portuária de Itapoá.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O jogo está começando, cartas na mesa...


VDantas


Olá, que tal os tablóides locais tanto virtuais quanto impressos começarem o ano fazendo junto ao prefeito e a câmara de vereadores um balanço do município de Itapoá para sabermos como administraram o dinheiro publico e cumpriram as promessas da campanha passada até aqui. Acho que o balanço de uma prefeitura deve ser publicado anualmente e em especial este ano ganha destaque por estarmos em um ano eleitoral
Assim, fica evidente que as entrevistas não apenas focam nas realizações já concretizadas, como também apontam pretensões futuras.
Atento também ao balanço do prefeito este ano em razão de tratar os três anos passados e assim nos dar bagagem suficiente para compararmos o que é real ou fictício, o que é discurso cumprido ou conto iludido.
Desde outubro do ano passado está evidente a movimentação no cenário político. Embate no Legislativo da cidade troca de partidos,possíveis acordos e parcerias nunca antes pensadas e possivelmente firmadas evidenciam um ano quente em 2012, e não apenas por causa do verão. Contudo, as palavras do atual prefeito e possíveis candidatos ao pleito deste ano servem a todos e ganha importância ímpar nesta época. Sejam para esclarecer a população seus feitos ou para servir de munição aos opositores, a verdade é que as entrevistas dos chefes do Poder Executivo ganham relevância difícil de mensurar.
Outro aspecto a ressaltar nestes balanços de governo, é a capacidade de discernimento e reflexão de nossos representantes. Isso porque, nós como munícipes e leitores ansiamos saber se nosso prefeito está em conexão com as necessidades da população. O desejo é que nestas entrevistas seja possível perceber uma auto-análise verdadeira e franca para com os leitores e munícipes.

Cabe a nós como leitores e eleitores ler e reler, avaliar e analisar, assimilar e refletir as palavras daqueles há quem confiamos nossos votos em 2008. E é de responsabilidade de nosso prefeito e possíveis candidatos ser francos e diretos quanto a seus planos de governo. Planos esses que conquistaram nossa confiança nas urnas e que ansiamos vermos cumpridos até o fim do mandato.
Em anos eleitorais me lembro de uma amiga publicitária que sempre me diz: “O que está nas entrelinhas sempre é mais interessante do que todo o resto”.  Vamos lá pessoal da mídia local, Mauro Sfair com seu blog “Gazeta de Itapoá”, Marcelo e Bethy com a “ Folha de Itapoá”,Marcia Tavares com o  ‘ Itapoá em Foco” e mais alguns outros recém criados, vamos correr atrás do balanço de governo destes quatro anos que se passaram, pois não adianta querer esconder , a campanha de 2012  está começando, apenas está na sombra e queira ou não queira o povão está ansioso.É chegado a hora de começarem a sair das sombras mesmo que sejam apenas possíveis pré candidatos. O jogo está apenas começando, cartas na mesa.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Terminal da Embraport vai contratar 1.500 na região

Compartilhe:
Quinta-feira, 5 de janeiro de 2012 - 09h07
Trabalho

Terminal da Embraport vai contratar 1.500 na região

Lyne Santos
Atualizado às 10h49

A Empresa Brasileira deTerminais Portuários (Embraport) começará, em julho próximo, a contratar os cerca de 1.500 profissionais que vão atuar na operação de sua futura instalação no Porto de Santos. A unidade, que movimentará contêineres e etanol, está sendo construída na Margem Esquerda do complexo, na Área Continental de Santos. A previsão é que os primeiros 350 metros de cais sejam entregues em dezembro deste ano. Em outubro de 2013, 660 metros de cais da etapa inicial do projeto devem estar concluídos.

Os prazos foram apresentados na manhã de ontem pelo diretor de contrato da Odebrecht Infraestrutura, Henrique Antero Pio Marchesi. Segundo o executivo, as contratações terão início este ano para os futuros funcionários passarem por um treinamento. “A partir do meio do ano, já devemos começar a contratar o pessoal para a operação do terminal. Vamos iniciar o período de formação da mão de obra. Esse processo terá andamento até o próximo ano”.

A intenção é preparar pessoas da própria região, para que não seja necessário buscar trabalhadores em outras cidades, explicou o diretor. Para isso, a Odebrecht pretende ampliar o Programa Acreditar também para a fase operacional do terminal.

Hoje, o Acreditar está voltado a trabalhadores da construção civil. Há vagas para ajudante de produção, armador, pedreiro,carpinteiro e vibradorista.Uma boa parte dos profissionais contratados para a implantação da Embraport se formou no programa.

O projeto é desenvolvido pela Odebrecht em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome e a Prefeitura de Santos. O objetivo é oferecer qualificação profissional e inclusão no mercado de trabalho. Até agora, 665 pessoas já se formaram. Após a realização dos cursos, os alunos são direcionados para obras da própria Odebrecht.

“Vão ter diversos cursos voltados para a área de operação. Queremos adotar o mesmo procedimento que foi feito para a construção. Além disso, pretendemos incentivar os funcionários que trabalharam na construção a também atuarem na operação. Seria mais fácil, pois estão ambientados, conhecem a empresa, já tem a nossa cultura. Facilitaria muito essa adaptação", explicou Marchesi.

Os interessados em ingressar no Acreditar podem se inscrever diretamente na Administração Regional da Zona Noroeste, na Avenida Nossa Senhora de Fátima, 456, em Santos.
Créditos: Nirley Sena
Terminal está sendo construído na Margem Esquerda do Porto de Santos

Obra
Além do início da contratação de 1.500 trabalhadores, o diretor destacou que serão chamados ainda cerca de 300 profissionais, até o meio do ano, para as obras, que vão atingir seu pico entre junho e julho. Atualmente, 1.200 funcionários fazem o serviço, que já está 35% concluído.

Apenas no centro industrial, local onde é produzido o material utilizado na obra, atuam 500 profissionais. A perspectiva de Henrique Marchesi é que 70%dos trabalhos sejam encerrados até dezembro, quando terá início a operação em um trecho do cais. “Em outubro, já vamos estar aptos a receberos equipamentos (de movimentação de carga). Em dezembro, terá início a operação comercial, mas com somente 350 metros de cais. Em maio de 2013, concluiremos mais uma etapa. Em outubro, terminaremos os 660 metros da primeira etapa”.

O diretor condicionou a continuidade do projeto à demanda do mercado. “Se o mercado reagir bem, podemos ter a sequência natural dessa etapa”. O terminal pode contar com até1.100 metros de cais.

Atualmente, a obra está em fase de cravação de estacas. Ao todo, são duas mil, conforme constatou A Tribuna ao percorrer alguns trechos da área de 848.5 mil metros quadrados onde o terminal está sendo construído. A fase de terraplanagem do terreno foi concluída. Em paralelo ao processo de estaqueamento, ocorre a dragagem de aprofundamento, para 15 metros, dos futuros berços de atracação do empreendimento.

A previsão é que, até dezembro, esteja pronta parte da retroárea (342 mil metros quadrados), a área administrativa (72 mil metros quadrados, com edificações e gates) e duas pontes, de 100 e 800 metros.

Empreendimento de R$2,3 bilhões,o terminal da Embraport terá capacidade para operar 2milhões de TEUs (medida equivalente a um contêiner de 20 pés) e 2 bilhões de litros de etanol por ano, quando totalmente implantado. A Odebrecht Infraestrutura é a empresa responsável pela construção da unidade, após vencer a licitação do serviço. E, desde 2009, se tornou proprietária de 24,5% das ações da Embraport.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

2012: Que tal acertarmos desta vez?


VDantas


Estamos no começo de 2012 entrando em um Novo Ano. Além de 2012, este ano teremos algo mais especial, principalmente aos brasileiros. É ano de eleição. Estaremos escolhendo os nossos próximos prefeitos e vereadores. Creio que esta escolha chega a ser mais fácil do que presidente, governador, senadores e deputados. Estamos mais perto de nossos pretendentes aos cargos públicos locais. Podemos acompanhar melhor seu passado e, principalmente, desistir de vez daqueles que ainda insistem em subestimar nossa inteligência com joguinhos políticos.
Devemos, pelo bem de nossa cidadania, votar com consciência e sem, por favor, aceitar troca de voto por qualquer coisa, desde emprego até bloco. Já sabemos que este tipo de político eleito não alavancará o progresso de uma cidade, que ficará estagnada, correndo risco até de retroceder.
Se aprendermos a votar nas eleições municipais, estaremos mais preparados para enfrentar a estadual e federal. E a consciência do voto certo terá que partir mesmo dos brasileiros/eleitores. A famigerada Ficha Limpa que poderia nos ajudar a separar o joio do trigo, por exemplo, parece que ficará navegando de órgão em órgão e sem uma decisão acertada.
Os políticos então estão se lixando (para usar a expressão certa) para esta lei. O último senador barrado por esta lei nas últimas eleições, senador Jader Barbalho, tomou posse anteontem e junto estava seu filho escarniando o povo brasileiro com suas caretas e mostrando a língua para os milhares de idiotas que acreditam haver justiça neste país. Ele teve a capacidade de fazer severas críticas a Ficha Limpa. Embora tenha renunciado quando era senador em outro mandato, por temer a cassação já que era acusado de desvio de R$ 9 milhões da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia, ele colocou a culpa de seu “afastamento” na lei. Não é demais?
O cara desvia dinheiro público para aplicar em uma propriedade da mulher e a Ficha Limpa que é a culpada? Em seu discurso de posse ele lamentou que tenha perdido 11 meses de mandato em função da lei. Para mim, a lei poupou os brasileiros 11 meses de corrupção, suborno e falcatrua.
O pior é saber que este cidadão, assim como muitos outros, foi eleito pelo povo. Isso que revolta e preocupa. É por isso que considero 2012 um ano de reflexão política e acerto no voto. Não dá mais para o brasileiro suportar tamanho desmande da política brasileira. Temos que dar um basta a isso e a hora (ano) é agora.
Este próximo ano também trará muito jogo para quem quer continuar no poder. É o ano, por exemplo, das obras públicas. Pode apostar que vai chover delas por todas as cidades brasileiras e Itapoá não fica para trás, dissimuladamente a prefeitura local inaugurou com queima de fogos na passagem do Ano Novo a sua nova sede, o famoso elefante branco que tanto dá  a comentar até mesmo nas páginas policiais dos pasquins locais e  boca a boca dos munícipes, até mesmo nas redes sociais tipo Facebook. Sinceramente, uma boa administração pública se mede pela saúde e educação de uma cidade. Se elas estão bem e os atendimentos se estendem a todos os moradores, então posso dizer que este político merece a reeleição.
Mas, se não atendeu as expectativas destas duas áreas, então é bom revermos nosso voto e colocar um que realmente faça a diferença para melhorar às nossas cidades.

Ontem passado.amanhã futuro, hoje agora.

Ontem passado.
Amanhã futuro.
Hoje agora.

Ontem foi.
Amanhã será.
Hoje é.

Ontem experiência adquirida.
Amanhã lutas novas.
Hoje, porém, é a nossa hora de
fazer e de construir.

Trecho do poema do Espírito Emmanuel,
psicografado por Chico Xavier