Comunidade Portuária de Itapoá.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

2012: Que tal acertarmos desta vez?


VDantas


Estamos no começo de 2012 entrando em um Novo Ano. Além de 2012, este ano teremos algo mais especial, principalmente aos brasileiros. É ano de eleição. Estaremos escolhendo os nossos próximos prefeitos e vereadores. Creio que esta escolha chega a ser mais fácil do que presidente, governador, senadores e deputados. Estamos mais perto de nossos pretendentes aos cargos públicos locais. Podemos acompanhar melhor seu passado e, principalmente, desistir de vez daqueles que ainda insistem em subestimar nossa inteligência com joguinhos políticos.
Devemos, pelo bem de nossa cidadania, votar com consciência e sem, por favor, aceitar troca de voto por qualquer coisa, desde emprego até bloco. Já sabemos que este tipo de político eleito não alavancará o progresso de uma cidade, que ficará estagnada, correndo risco até de retroceder.
Se aprendermos a votar nas eleições municipais, estaremos mais preparados para enfrentar a estadual e federal. E a consciência do voto certo terá que partir mesmo dos brasileiros/eleitores. A famigerada Ficha Limpa que poderia nos ajudar a separar o joio do trigo, por exemplo, parece que ficará navegando de órgão em órgão e sem uma decisão acertada.
Os políticos então estão se lixando (para usar a expressão certa) para esta lei. O último senador barrado por esta lei nas últimas eleições, senador Jader Barbalho, tomou posse anteontem e junto estava seu filho escarniando o povo brasileiro com suas caretas e mostrando a língua para os milhares de idiotas que acreditam haver justiça neste país. Ele teve a capacidade de fazer severas críticas a Ficha Limpa. Embora tenha renunciado quando era senador em outro mandato, por temer a cassação já que era acusado de desvio de R$ 9 milhões da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia, ele colocou a culpa de seu “afastamento” na lei. Não é demais?
O cara desvia dinheiro público para aplicar em uma propriedade da mulher e a Ficha Limpa que é a culpada? Em seu discurso de posse ele lamentou que tenha perdido 11 meses de mandato em função da lei. Para mim, a lei poupou os brasileiros 11 meses de corrupção, suborno e falcatrua.
O pior é saber que este cidadão, assim como muitos outros, foi eleito pelo povo. Isso que revolta e preocupa. É por isso que considero 2012 um ano de reflexão política e acerto no voto. Não dá mais para o brasileiro suportar tamanho desmande da política brasileira. Temos que dar um basta a isso e a hora (ano) é agora.
Este próximo ano também trará muito jogo para quem quer continuar no poder. É o ano, por exemplo, das obras públicas. Pode apostar que vai chover delas por todas as cidades brasileiras e Itapoá não fica para trás, dissimuladamente a prefeitura local inaugurou com queima de fogos na passagem do Ano Novo a sua nova sede, o famoso elefante branco que tanto dá  a comentar até mesmo nas páginas policiais dos pasquins locais e  boca a boca dos munícipes, até mesmo nas redes sociais tipo Facebook. Sinceramente, uma boa administração pública se mede pela saúde e educação de uma cidade. Se elas estão bem e os atendimentos se estendem a todos os moradores, então posso dizer que este político merece a reeleição.
Mas, se não atendeu as expectativas destas duas áreas, então é bom revermos nosso voto e colocar um que realmente faça a diferença para melhorar às nossas cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário