Virgilio Dantas. | |
Determinadas atitudes podem fazer a diferença em alguns assuntos, até os polêmicos. Com certeza a passividade, comodidade e aceitação não são atrativas para se conseguir mudar aquilo que está errado ou incomodando. A ação é fundamental para o conserto.
Isso demonstra que o povo pode sim fazer diferença, mas tem que sair das cadeiras e conforto para se fazer ouvir.
Reclama-se muito sobre tudo e sobre todos , seja de educação, saúde, segurança, política ou até mesmo de problemas familiares. Mas vejo muito pouca, ações e atitudes destas pessoas em mudar aquilo que incomoda e está errado. Esta passividade das pessoas acaba sendo aproveitada pelos políticos que faz politicagem, e olha que são muitos. Nós também acabamos responsáveis se ficamos passíveis diante das falcatruas dos governos de todas as esferas.
Se ninguém reclama abertamente, então pensa ele, está tudo bem. E assim nós vamos vivendo mal e sem mudanças. Escuta-se também muitas reclamações de funcionários, principalmente públicos, descontentes com a ação deste ou daquele órgão, mas sem coragem, para, pelo menos, tentar mudar. Podemos dizer com esta atitude que acabamos sendo co-autores do que nos incomoda e neste caso, não deveríamos nem reclamar.
É certo também que muitas vezes reclamamos com órgãos que deveriam ter competência para apurar, tipo ouvidorias, corregedorias, ou mesmo a Justiça, e tudo acaba em pizza. Mas e se nos juntarmos, já que neste caso somos muitos, a união não faz a força?
Devemos pensar em ações antes de reclamar e viver achando que o outro é que deveria fazer algo para a mudança. Mas é na política que este perfil se encaixa direitinho. A reclamação na política chega a ser geral, mas você que está lendo este artigo já fez algo para mudar o que te aflige? Pense nisso e faça a diferença.