Comunidade Portuária de Itapoá.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Educação Profissionalizante no Litoral Norte de Santa Catarina (ITAPOÁ)

Educação Profissionalizante no Litoral Norte de Santa Catarina (ITAPOÁ)

Por: Virgilio Dantas

 Em minha opinião e das demais pessoas desta cidade acho que deveriam ser criados cursos que ofereçam formação e aperfeiçoamento nas áreas de Contabilidade,
 laboratórios de Informática, Gestão, salas de Bar e Restaurante, Manipulação de Alimentos e de Padaria e Confeitaria.
Devemos qualificar e requalificar as pessoas para que, no futuro, possam entrar no mercado de trabalho ou como autônomos. Temos de ter cursos de Instalador Hidráulico, Eletricista, Instalador Residencial, Pintor de Obras, Auxiliar de Climatização Veicular, Pedreiro Assentador e Pedreiro Revestidor.
Mas, não seriam somente os recém-formados que necessitam de orientação para se colocar no mercado de trabalho. Os empresários, muitas vezes, também precisam se qualificar e se atualizar, principalmente, para acompanhar o mundo em constante mudança. Temos também de fazer parceria com SEBRAE para que os empresários possam contar com um Posto de Atendimento ao Empreendedor (PAE) do SEBRAE. Algumas destas capacitações são específicas para empresários.
Acredito que uma parceria do Governo Municipal, por meio de uma Fundação Educacional e Cultural de Itapoá com um Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Itapoá deveria ser firmado para que um curso de formação de garçom fosse instituído, pois com a chegada do verão e de novos empreendimentos no município se irá fazer necessário a formação de profissionais especializados nesta área. Neste curso os futuros participantes devem aprender a lidar com o publico, ética, manipulação e higienização de alimentos, arrumação de mesas e manejo dos talheres conforme a refeição a ser servida.
Vejamos o caso do Porto de Itapoá que está investindo pesado na formação e qualificação de profissionais que possam atender a demanda no setor portuário, isto sim se chama competência e gestão, pois a Empresa já está vendo além do horizonte que se deslumbra, pois irá chegar a hora em que com a crescente formação de novos empreendimentos portuários no município irá faltar gente qualificada para o referido setor. Por isto mesmo se faz urgência em um melhor aproveitamento das pessoas que estão tentando se inserir no mercado de trabalho, assim como também parcerias entre as Empresas e o poder Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário